Na Escola Básica 2,3 de Ginetes calendarizou-se as sessões de replicação a realizar ao longo do ano lectivo depois de aprovadas pelo Conselho Executivo (5 na totalidade). Seguiu-se a construção dos suportes de apresentação a usar na primeira sessão. Foi impresso e encadernado o Programa de Português para o Ensino Básico (um por docente).
A primeira replicação, de acordo com o agendado, realizou-se a 05 de Janeiro de 2010, pelas 17h00, no anfiteatro deste estabelecimento de ensino, na qual participaram todos os docentes dos 2.º e 3.º ciclos e apenas faltaram dois docentes do 1.º ciclo.
Na preparação da referida sessão foi tido em conta as características do público-alvo; a duração da sessão (90 minutos); a metodologia a adoptar; recursos materiais a utilizar; tipo e características do suporte de apresentação.
Para a comunicação da informação optámos pela utilização do suporte informático Power Point. Este é, hoje em dia, o meio privilegiado para se fazer uma apresentação deste tipo, já que o elevado número de informação a transmitir exigia uma metodologia que prendesse a atenção do público.
A sessão de trabalho abordou as temáticas tratadas nos primeiro e segundo módulos da formação: enquadramento, questões estruturantes e programáticas, fundamentos e conceitos-chave, opções programáticas e organização programática (caracterização, resultados esperados, descritores de desempenho, corpus textual, orientações de gestão). Como também, as competências específicas (compreensão e expressão oral e escrita).
Face ao adiantado da hora, e para evitar a desmotivação dos presentes, optámos por reduzir ao essencial a informação escrita nos diapositivos, complementando-a, oralmente, quando oportuno, referindo as páginas do Programa exemplificativas da temática, ou pedindo a intervenção dos colegas para partilha de experiências.
2 – A preparação desta sessão de replicação envolveu muito trabalho da nossa parte (para além das horas disponibilizadas nos nossos horários). Contudo, foi uma actividade relativamente fácil, devido aos materiais de suporte disponibilizados pela equipa de formação, o que nos facilitou a tarefa de criação dos suportes apresentados.
3- Alguns colegas manifestaram preocupações relativamente ao facto do Programa não contemplar o Ensino Pré-Primário, por ser a fase ideal para desenvolver a competência específica compreensão/expressão oral; referiram ainda que as obras existentes nas bibliotecas escolares são insuficientes para dar resposta ao corpus textual. Finalmente, revelaram dúvidas e preocupações sobre a aprendizagem por competências e quanto aos instrumentos de avaliação das competências do Oral.
Concluída esta primeira replicação, estamos a preparar com afinco a segunda sessão.
Bom ano de trabalho para todos!
Ana Fonte e Maximino Teles
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)