Bom dia, boa tarde ou boa noite!
Li com atenção os vossos "desabafos" e sugestões relacionados(as) com as, sempre presentes, dificuldades na produção de texto. Ora, também as encontro em alunos do 3.º ciclo... estes alunos, e agora remetendo para o Novo Programa de Português, deveriam «Produzir textos em português padrão, recorrendo a vocabulário diversificado e a estruturas gramaticais com complexidade sintáctica, manifestando domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão textuais e aplicando correctamente regras de ortografia e pontuação. », mas será que o conseguem?! Toda nós sabemos que poucos são aqueles que chegam a estes resultados esperados! No entanto, alguns, felizmente, conseguem surpreender-nos... depois, pensei, agi e tive a «brilhante» ideia de ver o que estava nas entrelinhas, ou seja, procurei inteirar-me dos hábitos de estudo dos alunos que conseguiam produzir textos aceitáveis. Eis que confirmei as minhas suspeitas - esses discentes eram assíduos leitores.
Ler, não será o remédio santo para todos os males, nem tão pouco o achamento da Pedra Filosofal, mas esta prática regular favorece os audaciosos, na medida em que é uma pequena panaceia para curar vários problemas, um dos principais - a falta de vocabulário diversificado (também aqui incluídas aquelas «palavrinhas mágicas» chamados vulgarmente articuladores do discurso).
Obrigado pela atenção!!!
Ler, não será o remédio santo para todos os males, nem tão pouco o achamento da Pedra Filosofal, mas esta prática regular favorece os audaciosos, na medida em que é uma pequena panaceia para curar vários problemas, um dos principais - a falta de vocabulário diversificado (também aqui incluídas aquelas «palavrinhas mágicas» chamados vulgarmente articuladores do discurso).
Obrigado pela atenção!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário