Na Escola Básica 2,3 de Ginetes, realizou-se a quinta e última replicação, de acordo com o agendado, a 16 de Junho de 2010, pelas 16h15, no anfiteatro deste estabelecimento de ensino, na qual participaram os docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
Na preparação da referida sessão foram tidas em conta as características do público-alvo; a duração da sessão (90 minutos); a metodologia a adoptar; recursos materiais a utilizar; tipo e características do suporte de apresentação.
Para a comunicação da informação optámos pela utilização do suporte informático Power Point. Nesta sessão utilizámos o material disponibilizado pelos Formadores.
Iniciamos a sessão clarificando os aspectos relacionados com a competência da escrita, evidenciados na Acção de Formação.
De seguida, analisou-se os diapositivos sobre os conceitos relacionados com a sequência didáctica. Como exemplificação, apresentámos e analisámos as sequências didácticas que realizámos na Formação.
Posto isto, os docentes preencheram o questionário relativo à Formação na sua globalidade.
Finalmente, os docentes fizeram questão de apresentar algumas sugestões e críticas para optimizar as futuras sessões, a saber:
“ O Programa lança tantas questões, o que nos leva a pensar que teremos de iniciar a nossa formação como professores outra vez.”
“ O Programa não é nada de novo.”
“ Dada a dispersão geográfica entre as escolas deverá haver mais tempo para permitir a deslocação dos docentes e há que fazer exercícios práticos.”
“Se apostam no apoio individualizado, deveriam reduzir o número de alunos por turma, ou adoptar o trabalho em parceria.”
“As mudanças não têm em conta a forma como trabalhamos, deveriam efectuar as inovações a partir daí”:
“ A Formação deverá fazer-se de forma mais lenta para permitir uma maior aplicabilidade, é preciso tempo para trabalhar em equipa com o Programa, dada a complexidade das mudanças”
“ Considero um retrocesso em todo o processo a planificação por sequências didácticas. De acordo com o Programa a planificação dever-se-ia fazer por projectos, onde se incluiriam as dimensões apresentadas na actual sequência didáctica.”
“ Deveria incluir-se na equipa de replicadores um professor do primeiro ciclo para optimizar a articulação inter-ciclos.
Bom trabalho e, num futuro ainda longínquo, BOAS FÉRIAS
Ana Fonte e Max Teles
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário